http://blogfutebolclube.com.br/wp-content/uploads/2013/01/campo-futebol-fazer.jpg

Campo de futebol: dicas de como fazer um para você

Você sabe qual a estrutura de um campo de futebol? Quais suas medidas? Confira essas e outras dicas!

Assim como todas as coisas do mundo, no futebol essa regra não seria diferente. Os elementos utilizados para compor um esporte do porte do futebol, como a bola, camisas de futebol, traves, bandeirinhas de escanteio e, inclusive o campo de futebol, precisam atender as medidas padrões estabelecidas pela confederação do desporte.

Conforme documentado certa vez pela Fifa (Federação Internacional de Futebol Association), um campo de futebol deve respeitar as seguintes dimensões para ser aceito em uma partida oficial ou em qualquer evento:

  • Comprimento (linha lateral): entre 90 m e 120 m.
  • Largura (linha de fundo): entre 45 m e 90 m.

O documento que apresenta tais medidas chama-se The Laws of the Games. Datando o ano de 1886, as leis foram criadas pela Internacional Football Association Board, entidade máxima inglesa que diz respeito ao futebol. A IFAB é reconhecida pela Fifa e se mostra uma das guardiãs das Regras do Futebol.

As medidas e como um campo de futebol deve ser

Campo de futebol: conheça suas dimensões

Ele deve compor um formato retangular e ser delimitado por linhas. Essas linhas do campo de futebol ajudarão na hora de mostrar toda a sua extensão, comprimento e largura total. Por sua vez, ele deve ser dividido em duas metades iguais e o centro deve ser sinalizado com um ponto na metade da linha de meio-campo.

Ele ainda conta com duas áreas: a grande e a pequena. A grande área é limitada por duas linhas perpendiculares de 16,5 m, unidas assim por uma linha paralela à linha de meta. Já a pequena área é menor e fica localizada dentro da maior, sendo limitada por duas linhas perpendiculares de 5,5 m.

Como todo o campo de futebol, as traves precisam existir porque elas que mostram o objetivo central do jogo: o gol. São assim dois grandes postes, posicionados um em cada linha de fundo. As distâncias oficiais das traves correspondem: a 7,32 m em cada poste e 2,44 m de altura, conforme regras da Fifa.

Dicas de como fazer um campo de futebol

Campo de futebol: dicas de como fazer o seu

Siga as dicas abaixo caso esteja a fim de montar o seu próprio campo de futebol em casa. Como trata-se de um projeto amador, não entraremos em detalhes tão técnicos, como drenagem do gramado e outros recursos utilizados em estádios do padrão Fifa.

  • Nivele o terreno: antes de tudo, o terreno que servirá como campo de futebol deve ser nivelado. De preferência, utilize uma prensa por cima da terra para assim compactar e preparar bem o solo. Esse recurso evitará o solo de ceder mais tarde.
  • Nivelar as laterais do campo outra vez: com as laterais mais baixas que o centro do campo, a água que poderá surgir depois de uma forte chuva pode acabar sendo escoada com um pouco mais de facilidade.
  • Aterrar com uma camada de areia e outra de materiais orgânicos: antes de plantar a grama, coloque areia e um pouco de adubo para que a grama seja boa na hora de crescer no campo. A areia contribuirá no escoamento da água e a grama, em conjunto com o adubo, se fixará mais rapidamente na terra.
  • Agora sim, vem a grama: você pode plantar a grama tanto em mudas quanto em placas em formatos de tapetes. Em 45 dias, a grama já está pronta para rolar a bola.
  • Desenhando as linhas: utilize cal branca para pintar as linhas do seu campo. Retoque de tempos em tempos, conforme a marcação for saindo em função do tempo.

Parabéns! O seu campo de futebol está pronto! Mas agora você vai ter de aprender a cuidar dele para não perder a qualidade do gramado. Para manter a grama fofa e a bola rolar mais facilmente, apare ela uma vez por semana mantendo a altura média de 24mm.

Dependendo da estação do ano, você pode regar a grama até três vezes por semana. Isso em dias de muito calor. Em dias frios, não há essa necessidade porque a chuva se encarregará desse trabalho.

Desse jeito você terá um excelente campo de futebol para bater uma bola no final de semana. Até a próxima!




Escolha a sua rede social para deixar o seu comentário!

Loading Facebook Comments ...