http://blogfutebolclube.com.br/wp-content/uploads/2013/03/dicas-como-jogar-futebol.jpg

Como jogar futebol: tutorial com dicas para ser boleiro profissional

Leia o tutorial de como jogar futebol de forma mais profissional. São dicas para ajudar no início de sua carreira de boleiro. Confira!

Muitos brasileiros nascem praticamente com uma bola no pé, depois passam uma vida dentro de um campo de futebol. Mas por diferentes motivos pessoais, muitos parecem não conseguir jogar futebol a ponto de virar um profissional.

No meio do caminho pode acontecer algum tipo de imprevisto como a falta de dedicação necessária para o crescimento profissional no esporte, o acaso do destino ou desistência por não conseguir uma oportunidade em algum clube de ponta.

Porém, se você é persistente e confiante, confira abaixo algumas dicas para se dar bem e saber mais sobre como jogar futebol profissionalmente. Boa sorte!

[Saiba mais sobre - Chuteira de futebol: o guia completo para você escolher a sua]

Dica #01: para jogar futebol bem, você precisa ter calma

Como jogar futebol: tenha calma

Saiba que para atingir o nível profissional, o caminho perfeito para se jogar futebol de alto nível, não é nada fácil. Antes de qualquer jogada, você precisará estar calmo para ter o controle total da bola nos pés. Muitos jogadores, até mesmo depois de profissionais, acabam jogando de cabeça baixa. Não cometa o mesmo erro deles. Quando for jogar erga a sua cabeça, olhe para seus companheiros antes de cada passe. Sempre.

Isso ajudará você a visualizar melhor o seu jogo e os outros jogadores também. Esse é o jeito que você tem de fazer uma boa tabela, passe, drible ou explorar espaços para futuros chutes a gol. Praticar embaixadinhas com a bola próxima ao corpo pode ajudar em primeiro momento você a criar mais controle de suas habilidades.

Dica #02: seja o jogador com o melhor passe do time

Como jogar futebol: tenha um bom passe

O passe é a alma do bom e velho futebol arte. Todos os times que jogam bem, contam com jogadores que sabem fazer bons passes. A dedicação em criar passes também ajudará você a se posicionar melhor em campo. Enquanto estiver melhorando seus passes, você ganhará controle de bola.

Por isso, saber passar é um dos melhores atributos que qualquer jogador pode ter. Independente de sua posição. Na nossa humilde opinião, até o goleiro precisa ter um bom passe.

Dica #03: tenha preparo físico

Como jogar futebol: preparo físico é fundamental

Hoje em dia o futebol mundial, principalmente o europeu, exige um bom condicionamento físico para enfrentar o desgaste de um jogo de alto nível. O campeonato inglês é conhecido por ser “um jogo com marcação mais livre”, onde empurrões e a força bruta fazem parte do “futebol arte local”.

Ser cai-cai não vai ajudar você nessas horas. Então, boas horas de treino e uma alimentação balanceada serão aspectos necessários para ajudá-lo a jogar futebol de ponta. Um treino reforçado, específico para você, pode ser bastante útil para desenvolver seu porte físico.

Dica #04: velocidade é sempre um diferencial

Como jogar futebol: velocidade como diferencial

Não adiantará nada você ter excelente controle de bola, fazer passes geniais, mas se arrastar em campo. Você precisará se movimentar o mínimo possível para pelo menos escapar da marcação do time rival e assim conseguir receber passes com mais tranquilidade.

Em caso de contra ataques, você vai usar a velocidade de explosão para pegar o clube rival desprevenido. Se demorar muito, seja por não ser veloz ou por não ter um bom controle de bola, você acabará por atrasar o seu time e desperdiçar uma bela jogada como essa.

Esse tipo de estratégia não pode ser desperdiçado com frequência, pois ter um jogador veloz  em campo é um diferencial para a equipe.

Dica #05: inteligência pode definir o jogo

Como jogar futebol: inteligencia pode definir o jogo

Um jogador inteligente pode ser o melhor em campo em diferentes partidas, sendo por sua vez o destaque de um time ou até mesmo de um campeonato competitivo. A inteligência aqui pode valer quando estiver com a bola nos pés, fazendo um chute a gol espetacular que encobre o goleiro. Enquanto a maioria dos jogadores optassem pelo chute forte, você preferiu escolher o chute colocado.

Lances de inteligência podem acontecer sem a bola, quando você parte em disparada para o ataque por trás da linha de zagueiros, recebe a bola do pé e fica de cara a cara com o goleiro.

Para jogar em alto nível, um jogador precisará de um pouco de esperteza durante o jogo. Esta talvez seja um dos grandes diferenciais dos jogadores brasileiros: o improviso nas jogadas.

Dica #06: acumule experiências dia após dia

Como jogar futebol: ganhe experiência profissional

Além destes atributos, um bom jogador de futebol precisa conhecer também as 17 regras do futebol. Todos já acabam entendo como elas funcionam ainda na infância, durante a prática do esporte e por tantas horas de jogo.

Antes de se dedicar ao futebol, você precisa treinar com vontade a fim de melhorar e evoluir o seu futebol diariamente. Uma vez dentro da categoria de bases de um clube de futebol, você sempre terá um jogador para rivalizar com você. Tire o melhor proveito disso já que você pode usar a sua força de vontade para melhorar seus defeitos, assim como também suas qualidades pessoais.

Segundo especialistas, um bom exercício para melhorar consideravelmente as habilidades é aprender a chutar com o “pé ruim”. Se for destro, comece tabelando com a parede e depois passe a aplicar dentro do campo.

Jogar futebol bem com ambas as pernas ajudará você a ter mais opções de jogadas durante a partida, além de aumentar o seu grau de improbabilidade. Seus adversários não saberão como marcá-lo.

Dica #07: escolha a sua posição

Como jogar futebol: escolha a sua posição

Muitas vezes um jogador pode acabar jogando em uma determinada posição simplesmente porque ele admira muito um jogador. Por exemplo, a pessoa gosta tanto do Pelé que sempre que tem uma vaga na pelada do bairro corre para ser atacante do time. Outras vezes, o jogador tem a posição que tem justamente por seu pai, que gostaria de vê-lo atuando por essa posição. Tudo errado. Escolha você a sua posição!

Quando estiver jogando por uma escolinha de futebol, escute também as ordens do seu treinador. Eles podem ajudar muito você a escolher a posição ideal para atuar. As posições que você pode atuar são as seguintes:

  • Goleiro: Quem for alto e ágil será terá mais chances de se destacar. Não que o jogador precise ser um gigante, não é isso, apenas basta ser um pouco mais alto que os demais jogadores.
  • Zagueiro: Caso você seja alto, tenha boa impulsão e seja um pouco robusto, você tem todas as qualidades para ser um bom zagueiro. A habilidade nos pés não precisa ser a das melhores, mas ter força para ganhar divididas e assim roubar a bola do adversário será fundamental.
  • Lateral: Preparo físico é fundamental. Além de ter um condicionamento para correr para o ataque enquanto o time estiver atacando e defendendo enquanto estiver na defesa, um bom lateral sabe passar. Com grandes passes é possível fazer contra ataques rápidos e fazer lançamentos/cruzamentos para dentro da área.
  • Volante: Precisa, antes de tudo, saber marcar. Altura pode não ser um pré-requisito, mas magro e fraco não pode. Um volante precisa saber dividir com os zagueiros rivais e saber proteger a bola.
  • Meia/armador: Talvez, o camisa 10 do time tenha que ser o mais completo do time. Precisa ser rápido, fazer passes precisos, saber cruzar, bater bem cobranças de bola parada, chutar a gol de fora da área e ter boa visão de jogo. Meias/armadores também precisam saber marcar no futebol agressivo de hoje em dia.
  • Atacante: Quanto mais rápido e alto, melhor. Essa é a dosagem correta. Claro que existem bons atacantes baixinhos assim como lentos também, apenas a junção dos dois atributos podem ajudar muito na hora de decidir uma partida. Um jogador com uma boa finalização tem grandes chances de ser um atacante referência em um futuro próximo.

Essas foram as dicas em formato de mini tutorial para você começar a jogar futebol. Elas não farão de você um craque, porque apenas a prática do esporte pode providencial tal profissionalismo.

As dicas ajudarão a trilhar o caminho evitando passar pelos problemas mais básicos que um jogador de futebol pode enfrentar no início de sua carreira.

Boa sorte! o/

[Descubra tudo sobre - Chuteiras Adidas e Nike: conheça as 25 melhores de todos os tempos] [Saiba mais - A carreira de um jogador de futebol e suas principais dificuldades]



There are 11 comments

Add yours
  1. Anderson Guedes

    Assim: Eu Achei Esse Tutorial Uma Maravilha, Porque Ele Pode Dar Uma Dicas Inicias Pra O Seu Inicío De Carreira Profissional, Com Essas Dicas Espero Um Bom Melhoramento No Esporte Em Que É O Futebol.

    Esse Foi O Meu Pensamento E Espero Que Vocês Também Achem Assim:

    Meu Nome é Anderson Guedes Coutinho Gomes, Nasci Em 24|02|2000, Espero Um Convite De Um Bom Enpresário, Jogo Na Possição Lateral-Direito.

    Por Favor: Me Dar Uma Chance e Liga Para Algus Desses Numeros Para Entrar Em Contato Comigo:::: Obrigado Pela Sua atenção


Post a new comment